Capela de São Luís da serra
Conta a lenda que um dia um pastor deixou tresmalhar as suas ovelhas. Desesperado, invocou São Luís da Serra, e, pouco depois, escutou o balido das ovelhas e conseguiu encontrá-las e levá-las em segurança ao redil. Prometeu oferecer um fato ao santo em agradecimento, mas não se sabe se cumpriu a promessa.
As Festas de São Luís da Serra são as primeiras do calendário das antigas romarias e círios de Setúbal. O santo homenageado é o padroeiro dos pastores da Serra da Arrábida e a festa sempre foi uma ocasião para uma alegre confraternização entre os pastores, camponeses e pescadores. A comemoração acontece no domingo seguinte à Páscoa, conhecido como Pascoela. Atualmente, a festa ainda mantém alguns aspetos tradicionais, como a quermesse, os piqueniques e a bênção dos animais.
Em março de 2021, os novos proprietários da Herdade da Comenda fecharam o acesso à capela através da Estrada Nacional 10 com a colocação de um portão duplo, gradeado e de ferro.
A Paróquia da Anunciada instaurou uma providência cautelar à empresa proprietária da Herdade da Quinta da Comenda.
Em 31 de maio de 2022 o Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal determinou a “restituição provisória da posse da capela de São Luís da Serra, edifício e terreno, à Paróquia da Anunciada”.