Serra de São Luís
Descrição
A Serra de São Luís encontra-se inserida no Parque Natural da Arrábida e tem, no seu topo, o ponto mais elevado do concelho de Palmela, com 395 metros de altitude.
Situa-se no extremo nordeste e forma a segunda linha de serras do Parque Natural da Arrábida, conjuntamente com a Serra dos Gaiteiros (226 m).
A Serra de São Luís é muito procurada por praticantes de Trail, BTT e Montanhismo.
Locais de interesse e de referência
Desde tempos remotos que a Serra de São Luís tem sido ocupada e utilizada pelos seres humanos nas mais diversas vertentes, desta forma foi ficando ao longo dos tempos marcas dessa presença.
As pedreiras existentes serão talvez a marca mais visível, é uma "cicatriz" bem marcada. As pedreiras foram encerradas na década de setenta do século XX, aquando da criação do Parque Natural da Arrábida. Nestas pedreiras era retirado calcário, mas também a famosa Brecha da Arrábida, agora Pedra Património Mundial.
Na encosta norte da serra é possível efetuar um trilho numa pequena estrada romana ainda em estado razoável de conservação.
Na vertente sul encontra-se a ermida de São Luís da Serra e uma pequena capela, miradouro e um parque de merendas.
No seu topo está instalado um posto de vigia dos guardas do parque Natural da Arrábida, sendo o seu acesso um dos mais populares da serra.
adaptado de "https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_de_S%C3%A3o_Lu%C3%ADs"