top of page

Povoado pré-histórico do Pedrão

00:00 / 01:40

O Pedrão é um promontório natural de rocha calcária que aflora na vertente Este da Serra de São Luís, a cerca de 150 metros de altitude e sensivelmente a meio da altitude desta. Este local serviu de refúgio a populações residentes, dando origem a diversas ocupações.

Os primeiros trabalhos arqueológicos foram realizados em 1964 e concluiu-se que tinha sido ocupado durante o Calcolítico Antigo há cerca de 4500 anos, mormente durante o período da cerâmica campaniforme. Depois, no século II a.C. os povos da região viram-se obrigados a ocupar de novo este local.

Os trabalhos colocaram a descoberto um interessante sistema de construções, constituído por um amuralhado em arco e por compartimentos retangulares dispostos ao longo daquele, em aparelho de pedra seca, atribuído à idade do Ferro inicial, mais precisamente os séculos II e I A.C. .

As escavações revelaram abundante material das diversas ocupações como cerâmica lisa e restos de indústria lítica, peças ósseas de mamíferos e algumas conchas de moluscos marinhos.

O expoente da ocupação terá ocorrido em meados do século I a.C. . Neste período viveu aqui uma comunidade interessante, da qual poderemos definir um retrato, pois numa das habitações foi descoberto um esconderijo onde se encontraram duas ferramentas agrícolas (podão e roçadoira), uma moeda do século anterior e um machado polido pré-histórico.

SOARES, Joaquina; SILVA, Carlos Tavares da (1975) - A ocupação pré-histórica do Pedrão e o Calcolítico da região de Setúbal. Setúbal Arqueológica. Setúbal.

Vamos regressar.
Já partilhou as suas fotos?

bottom of page